terça-feira, 25 de maio de 2010

Maré de Agilidade - BH Quinta Edição

Neste post coloquei minhas idéias gerais sobre o ciclo de palestras da quinta edição do Maré de Agilidade, que ocorreu no dia 22 de maio, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.


Em primeiro lugar, parabéns ao povo de BH, por sua cordialidade. Do dia que pisei na cidade ao dia que fui embora, a hospitalidade do mineiro se mostrou  característica marcante da sua personalidade. Um agradecimento especial ao sr. Roosevelt, que me recebeu com imensa boa vontade em sua casa.

Não assisti a todas as palestras, pois foi necessário separar os participantes. Devido a um problema técnico que ocorreu no local original do evento, o ciclo de palestras do Maré de Agilidade foi realizado em Barreiros e não na Pampulha.

Nas salas da Una - Unidade Barreiro, não foi possível alocar todos os participantes no mesmo espaço, fazendo com as as apresentações fossem divididas em duas salas. As palestras vinham se repetindo nos dois ambientes mas, após o coffee break, a apresentação do Rodrigo Yoshima e do Heitor Roriz aconteceram no mesmo horário, e não haveria repetição.

Conheço as ideias do Yoshima desde 2008, e optei por assistir a sua apresentação. Assim, infelizmente, perdi a palestra do Roriz, que falou sobre o importante tema Planejamento e Estimativas em Projetos Ágeis. A partir das 18hs, todos foram para a mesma sala e o evento terminou por volta das 21hs.

O local, por ser interligado ao Via Shopping, ofereceu boas opções aos participantes. Os organizadores, com a ajuda de Edgard Davidson, contornaram os problemas de última hora e fizeram o evento acontecer. A sonorização estava perfeita e televisões permitiram a passagem dos slides. Esta infra-estrutura, aliada ao ótimo conteúdo apresentado, contribuiu para uma excelente quinta edição do evento.

Abaixo, as palestras que assisti.  Para cada uma será criado um post e esta lista será atualizada com o link.

Manoel Pimentel: Coaching e Facilitação de Equipes Ágeis
Carlos Barbieri e Isabela Fonseca: MPS.BR com metodologias ágeis
Pedro Valente: Product Owner na prática
Leandro Ângelo: Ágil: Previsibilidade & CMMi, como ficam?
Guilherme Silveira: Deploy contínuo - pois integração contínua não basta
Rodrigo Yoshima: Implantando Scrum - experiências de um Agile Coach
Renato Willi: Agilidade e Licitações
Alexandre Gomes: Escolhas 2.0
Cristiano Lopes: Carreira Profissional – escolha o seu sucesso

Um comentário:

  1. Oi Celso!

    Que bom que gostou do evento. Pena que não te achei no evento para conversarmos. Os palestrantes foram demais, sem o comprometimento deles e a disponibilidade não teríamos o sucesso que obtivemos.

    Mais uma vez obrigado a todos que contribuiram e nos ajudaram. Valeu!

    ResponderExcluir