domingo, 6 de junho de 2010

Manoel Pimentel: Coaching e Facilitação de Equipes Ágeis



A primeira ação do Manoel Pimentel foi mostrar a resistência a mudanças como parte da natureza humana. O mais interessante é o fato de que nós, os seres humanos, somos altamente adaptáveis, estando em todos os cantos do planeta. Mas, quando achamos que estamos na "zona de conforto", a menor mudança pode parecer um grande terremoto nas estruturas desta zona. Devemos estar sempre inquietos, para estarmos atentos a qualquer possibilidade de melhoria.

Em seguida, foi demonstrado que quando notamos uma alternativa com potencial de ser melhor que o tradicional, devemos agir. Pensamento positivo, idéias, sem ação, são inúteis. É sobre a esfera da ação que trata o processo de coaching, que vai trabalhar para desenvolver a consciência e responsabilidade do individuo sobre estas ações. Visa descobrir e desenvolver as competências de uma pessoa. Funciona entre dois papéis: o coach, quem fornece o processo de coaching e o coachee, quem recebe.

O coach deve buscar um ambiente onde o individuo possa desenvolver suas próprias habilidades. Para ilustrar essas idéias, usando a analogia da águia e da galinha, incitou os presentes a fazer mais, buscando um produto melhor.

Para motivar as pessoas, muitas vezes, o coach busca táticas lúdicas, prazerosas. As ferramentas do Scrum, buscam a criação de um ambiente lúdico. As práticas lúdicas estão aliadas a ferramentas que favorecem o processo cognitivo. Em Agile, por exemplo, os post-its visam favorecer este processo. Um post-it em uma cor desagradável, por exemplo, pode significar um impedimento.

As pessoas tem uma série de crenças a respeito das idéias, como sobre desenvolvimento e metodologias ágeis. Em um processo de coaching, o coach não pode introduzir suas próprias crenças no coachee, pois seu objetivo deve ser desenvolver a consciência e responsabilidade do individuo sobre suas ações. Quando um caminho é explicitamente indicado, a consciência e responsabilidade de quem está recebendo a indicação diminui.

Coaching não é hierarquia. O coach não é, necessariamente, melhor que o coachee. O coach vai tratar da evolução profissional do coachee, com foco no futuro. O que podemos fazer agora para melhorar? O processo de coaching vai criar um ambiente onde você possa realizar auto-reflexão.

O coaching vai permitir o que é chamado de efeito howthorne, permitindo a observação do comportamento.

O coaching, de maneira geral, trabalha relacionamentos humanos. O coach precisa conhecer o coachee. Precisa entender as questões que envolvem os relacionamentos. Será necessário estimular outras pessoas a conseguir resultados. Para ter sucesso, será necessário estimular a confiança destas pessoas.

Nas metodologias ágeis, busca-se Foco (Planning), Ação (Iteração), Resultado (Entrega), Melhoria (Retrospectiva).

Para que todas essas peças se encaixem, são necessárias definições claras das evidências. Um exemplo é a definição de pronto. Sem uma definição clara de pronto, como definir que um sprint terminou?

Esta foi a minha visão sobre os assuntos abordados pelo Manoel Pimentel em sua excelente apresentação.


Maré de Agilidade - 5ᵃ Ed - Belo Horizonte

Manoel Pimentel: Coaching e Facilitação de Equipes Ágeis
Carlos Barbieri e Isabela Fonseca: MPS.BR com metodologias ágeis
Pedro Valente: PO na prática
Leandro Ângelo: Ágil: Previsibilidade & CMMi, como ficam?
Guilherme Silveira: Deploy contínuo - pois integração contínua não basta
Rodrigo Yoshima: Implantando Scrum - experiências de um Agile Coach
Renato Willi: Agilidade e Licitações
Alexandre Gomes: Escolhas 2.0
Cristiano Lopes: Carreira Profissional – escolha o seu sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário