sábado, 24 de abril de 2010

Seja Consultor do seu Cliente

Nesta semana, estive em uma reunião com o cliente, com o objetivo de analisar sua necessidade. Esta necessidade consiste na alteração e adição de algumas funcionalidades de uma pequena aplicação.

Na semana passada, recebi duas ótimas notícias. Tanto a consultoria em que trabalho, quanto o projeto onde estou alocado, estão caminhando em direção da agilidade.


Durante a reunião, o cliente demonstrou um pequeno grupo de requisitos que devem ser alterados e outro pequeno grupo que deve ser incluído. Durante a explicação de uma das necessidades, sugeriram uma solução. Pedi uma pequena pausa para analisar o que estava sendo solicitado e o que estava sendo sugerido.

Após alguns minutos, propus outra solução que, na minha visão, seria mais adequada. Entretanto, não adianta que seja mais adequada a mim, e sim ao cliente.

Devemos lembrar, que o cliente se preocupa com quanto deve ser investido, e deve se preocupar isso. A solução que propus demandaria mais tempo e, consequentemente, mais dinheiro. Assim, minha missão foi demonstrar que o investimento resultaria em um retorno maior. Consegui expor os benefícios, recebendo, assim, o aceite.

Nós podemos e devemos sugerir melhores opções ao nosso cliente. É para isso que ele nos paga. Para que sejamos bem sucedidos precisamos de coragem, confiança e argumentos sólidos.

Como eu disse, tanto o cliente como a consultoria estão caminhando para a agilidade, mas ainda não são ágeis. Pretendo, com esta demanda, aplicar algumas práticas das metodologias ágeis, mostrando praticamente como só agilidade funciona, mesmo "capenga". Como os requisitos são pequenos, estou planejando sprints curtos, de dois dias. Ainda não sei a quantidade de sprints, pois posso agrupar algumas funcionalidades. Ainda estou estudando os requisitos e o agrupamento.


Concluindo: Sejamos o consultor do nosso cliente, é para isso que ele nos paga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário