sexta-feira, 5 de junho de 2009

Kent Beck - Design Responsável

Kent Beck e Martin Fowler, são, para mim, as maiores expressões do mundo da Arquitetura de Software - Software Design, atualmente. Nesta apresentação, Beck compartilha conosco as suas idéias de um design responsável.
EDIT: Esclarecendo que responsável não é a tradução de responsive (título original da apresentação). Resolvi utilizar responsável no lugar de responsivo por achar que traz um sentido melhor, sem deixar de expressar a idéia central da apresentação. Acredito que um design "responsivo" possa ser um "subproduto" de um design responsável.
Beck, o pai do JUnit e da XP, inicialmente, fala sobre Steady Flow of Features. Estabeleceu que o design deve ocorrer no tempo certo. Se muito cedo, quando novas features chegarem, será até possível implementar as primeiras, mas vai acabar criando um gargalo, quando novas features chegarem. Em contrapartida, se muito tarde, haverá tanta coisa para fazer que a implementação ficará impossível.

Em uma apresentação irrepreensível, mostra que desenvolvimento de software é Beneficially Relating Elements. Elementos de software, relacionando-se para gerar benefícios. Com base nisso, Beck fala sobre um pequeno conjunto de estratégias utilizado por ele no design de software: Leap, Parallel, Stepping Stone e Simplification.

Apresentação obrigatória a todos que estão preocupados com a excelência no design de softwares, Beck nos mostra como deve ser o pensamento de um profissional da nossa área.

Bom proveito.

Sites Realcionados:
Apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário