quinta-feira, 18 de junho de 2009

A importância da qualidade - Estudo de Caso - Itaú e a Internet

Sou cliente do Itaú há quase uma década. Dificilmente preciso ir à alguma agência, pois resolvo todos os problemas online. Normalmente, a qualidade do serviço é satisfatória, mas nesta oportunidade, que mostrarei aqui, deixaram a desejar.

A grande motivadora desta introdução foi uma conversa que tive com o consultor Mário Bacellar sobre como os serviços online estão se tornando onipresentes nas nossas vidas. Como eu disse na introdução desse post, eu não vou mais a agencias bancárias. Por que? Porque resolvo tudo online. A Internet alterou o nosso conceito de tempo e espaço. Não precisamos mais esperar o programa esportivo para vermos os gols da rodada. Podemos assisti-los online. Não precisamos mais enfrentar filas ou ficar restringido ao horário bancário para pagar uma conta, fazemos isso online.

Com os serviços online ficando corriqueiros, quase atingindo a banalização, a demanda por profissionais cresce. O crescimento da demanda por profissionais traz junto a demanda por cursos especializados e cursos superiores para formação destes profissionais. E é aí que mora o perigo. Muitos cursos formam profissionais "meia-bomba" que, consequentemente, são mais baratos. Muitas empresas querem estes profissionais baratos. Motivos? Das duas uma: ou não se importam com a qualidade, ou acham que qualquer desenvolvedor fundo de quintal possa fazer uma aplicação de qualidade. E o resultado? Esse abaixo:



Uma instituição com o Itaú não pode jogar um stacktrace na cara do cliente. No máximo, dar uma mensagem de serviço indisponível.

A excelência em qualidade de software é complicada de ser alcançada. Normalmente, os cursos superiores não estão preocupados com essa questão. O desenvolvedor precisa ser inquieto e melhorar neste quesito por conta própria, com livros e cursos mais especializados.

Por outro lado, as empresas devem buscar e valorizar profissionais com esse perfil. Devem estar sempre atentas, para identificar entre os seus funcionários, os que mais se enquadram nas políticas de qualidade da empresa. Após identificado, esse funcionário deve ser estimulado a manter sua ambição pela excelência e incentivado com cursos e eventos pagos pela empresa.

Casos como esse ocorrido com o Itaú, arranham a imagem de uma instituição. Se esta não estiver com uma base sólida, a perda de credibilidade do usuário do serviço pode levar a organização a falência.

Devemos ficar atentos e valorizar sempre a excelência na qualidade.

EDIT: Só deixando claro que a crítica não é somente sobre o profissional de desenvolvimento, e sim sobre o processo como um todo. Um código não pode passar pela homologação e entrar em produção cuspindo um stacktrace. Alguma coisa está errada em algum lugar.

7 comentários:

  1. Concordo, e como no seu post não menciona tecnologia, o mesmo aconteceu comigo no bb e o stacktrace de java, que até mostrava a classe e o método em que foi lançada a exceção, apareceu na tela.

    Ou seja, independente de tecnologia, a qualidade deve ser buscada.

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  2. Ao abrir o JPG referido no IE8, ironicamente e previsivelmente, ocorre um erro: o browser printa o binario ao inves de renderizar a imagem! :)

    JV -- julioviegas.com

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  3. @Oziel
    Minha liguagem preferida no momento, é o Java mesmo. Mas, realmente, estou tentando não focar em uma linguagem no blog, exceto na série qualidade na prática onde os exemplos são em Java.
    Você está certo, a qualidade é independente de linguagem e plataforma.

    @Julio, querer qualidade em IE é forçar demais a barra. =)

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  4. Tenho acompanhado seus posts! São ótimos!
    Esse, por exemplo, é perfeito! Gostei muito do assunto e como foi abordado! Eu nunca tive problemas com o banco que eu uso(Banco Real). Sei da importância de sistemas bancários, como usuário e desenvolvedor, tive a oportunidade de participar da seleção de profissionais para a área bancária, realmente, nosso cliente exigiu "polidores de bits" e pessoas realmente habilitadas!
    O ponto que mais gostei desse post foi como você deixa claro a desvalorização por parte de empresas por bons profissionais!

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  5. @William
    Muito obrigado pelos seus comentários.
    A desvalorização das empresas no que diz respeito aos bons profissionais, infelizmente, me parece algo comum. Mas podemos mudar isso aos poucos. Existe luz no fim do túnel.

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  6. Opa celso!!! rapaz... antes de mais nada parabéns pelo blog!!! Olha qualidade de software é um problema sério hoje em dia e por diversos motivos: sobrecarga com metodologia improdutiva, foco nos processos errados, falta de valorização por parte das empresas, cronogramas fora da realidade e correria para colocar em produção, entre outros mais. Porém acredito que no fundo todos tenham a mesma raiz: falta de capacitação de muitos profissionais de TI. Existem muitos que sinceramente não sei como e nem onde se formaram pois, não sabem o feijão com arroz, e não estou focando em detalhes de implementação referentes a qualquer linguagem de programação; mas sim em lógica, conceitos de redes, algoritmos, modelagem e por aí vai. Coloca um cara desses para escrever uma funcional, outro para desenvolver e outro para testar = desastre. O pior é que isso passa pelo crivo de várias pessoas e ainda assim é aprovado (olha de que nível estamos falando...). Como diz um amigo meu: "Por isso que gosto de dar aula na universidade: corto o mal pela raiz, pois sei que um dia um desses caras poderá trabalhar comigo. Deus me livre". Fica a deixa para o seu próximo post ( :P ): estamos preparados para a computação em nuvem?! Abraços!!!

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  7. Grande Beto, tudo bom meu amigo? Você faz falta por aqui.
    Em primeiro lugar, obrigado pelas palavras e pela honra da visita.
    Cara, vou te dizer que o seu comentário passou por todos os assuntos "não técnicos" que estão planejados para virar post neste blog e encerrou com chave de ouro, com outro assunto planejado mas que ainda está na fase de estudos (lembrou algo =D ). Agora este ponto de vista do teu professor foi muito interessante. Vou montar um texto sobre isso também, e esse não estava planejado.
    Mais uma vez, obrigado pela honra da visita e pelas palavras de estímulo.

    Abraços!!

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