quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pesquisa - Devo criar outro blog sobre processos, teorias, sistemas?

Desde que me posicionei definitivamente como um change agent na empresa onde trabalho, tem sido muito difícil voltar a ler livros com conteúdo técnico. Um livro sobre sistemas e processos puxa outro, que puxa outros sobre teorias (sistemas complexos, teoria das filas, teoria das restrições, etc) e meu backlog de livros técnicos vai ficando cada vez mais distante do meu momento atual.


Sei que o bom entendimento do ambiente em que vivemos é extremamente importante para um a criação de um software de qualidade. Sou contra a lei da causalidade que ainda é muito comum nas empresas: se uma aplicação tem baixa qualidade, a culpa é do desenvolvedor. O Yoshima escreveu sobre isso no blog Débito Técnico e uma de suas frases fala sobre a efemeridade deste pensamento:
Gestores dizendo que as coisas não fluem porque as pessoas não se esforçam é um diagnóstico simplista, preguiçoso e fora da realidade.
Esta frase faz parte, hoje em dia, da minha assinatura nos meus emails pessoal e profissional.

Ninguém aplica a lei dos "cinco por ques" do pensamento Lean. Normalmente param no primeiro. É mais fácil... é mais cômodo.

Assim, resolvi lançar uma pesquisa, que ficará no ar por 90 dias, para saber se vocês acham melhor eu criar outro blog para falar sobre estes assuntos (gestão moderna, sistemas de melhoria contínua, sistemas complexos, teorias, etc) ou se posso continuar escrevendo neste espaço, tendo em vista que estes assuntos também contribuem para melhorar um ambiente que é essencial para o desenvolvimento de uma aplicação de qualidade.

Votem!

2 comentários:

  1. Nah! Se estamos lutando por "emergência", "auto-organização" e multi-disciplinaridade e principalmente que gestão e trabalho são a mesma coisa no trabalho do conhecimento, então, não vejo razão para separar! Use as tags!

    ResponderExcluir
  2. Por mais que eu sinta falta dos post técnicos, não vejo porque separar os dois. Faz mais sentido você trocar o nome do blog, já que você não vai focar só em qualidade de software, mas também de processos, e talvez trocar Desenvolvimento Psicopata para Gerência Psicopata :)

    ResponderExcluir