segunda-feira, 21 de maio de 2012

Agile - Carta semi aberta para um amigo

Considerei a carta semi aberta porque vou ocultar a identidade da pessoa. Basicamente esse meu amigo me comparou ao Hitler nesta montagem. Interessante, mas que pecou em um conceito: Waterfall é para projetos grandes e iterações e small batches para projetos pequenos.

Segue a minha resposta que, por abordar um assunto importante, resolvi postar aqui:

Cara, não pode ser eu... não pode ser eu mesmo!

Eu não falaria o absurdo que os métodos ágeis só servem pra pequenos projetos. =)

Em primeiro lugar, os métodos ágeis, na maioria, tentam lidar diretamente com a complexidade, isto é, com ambientes onde a incerteza reina. Lembra da metáfora dos sistemas complexos? "O bater de asas de uma borboleta na China pode causar um tsunami nos EUA".

Com pequenas iterações (e pequenos lotes), os métodos ágeis tentam reduzir as previsões e o ciclo, tentando diminuir a imprevisibilidade e as incertezas. Eles te dizem para aprender com o seu ambiente e com a sua experiência.


O waterfall não existe. Esta péssima interpretação do paper do Winston Royce (
http://www.youtube.com/watch?v=X1c2--sP3o0), mesmo que tivesse embasamentos teóricos (quero ver se alguém acha um livro do tipo: "Faça waterfall e entregue mais valor" ou "Feedbacks longos são mais importantes"), se fosse metrificado, todos veriam que não funciona. O problema é que mascaram. E o fornecedor (ou consultoria) ataca as causas erradas e os clientes reclamam da coisa errada. A análise é superficial e ninguém aplica os 5 Whys do Pensamento Lean (http://en.wikipedia.org/wiki/5_Whys).

Todas as demandas estouram custo e/ou prazo e/ou qualidade. Normalmente os três. Fazem isso em benefício de um escopo fixo e assinado em contrato. Simplesmente não funciona e está provado.


Você provavelmente já voou em um avião montado sob o Pensamento Lean - http://www.youtube.com/watch?v=nhtdXOjoctI

Então small batches não é para small projects. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.


Princípios ágeis funcionam muito bem em grandes projetos. Os princípios do Lean funcionam muito bem em grandes projetos.

Este livro fala muito de sistemas complexos e da nova escola de gerenciamento de projetos. Recomendo muito:
http://www.amazon.com/Management-3-0-Developers-Developing-Addison-Wesley/dp/0321712471/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1337650739&sr=1-1

Para quem quer ter uma ideia do livro e da abordagem do Jurgen quanto aos Sistemas Complexos, aqui está o blog:
http://www.management30.com/

Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário