Demos início ao mapeamento/análise do nosso processo utilizando o sistema Kanban. Vou mostrar aqui como foi a mudança de processo e de cultura, assim como esse sistema nos ajudou a mapear e melhorar nosso processo de desenvolvimento.
Como temos uma equipe distribuida, optamos por começar com uma ferramenta online, free e muito eficiente. O processo de autorização e de negociação para colocarmos um quadro físico já foi iniciado. Como existe uma possibilidade de sempre contarmos com pessoas em outros locais, vamos manter esta ferramenta online. Assim, vamos precisar que alguém mantenha a sincronia entre os quadros. O uso do FlowKaizen está sendo constantemente considerado. No fim do dia, uma pessoa que esteve comigo na primeira tentativa que fiz de agilização (e que está presente nesta nova equipe), virou para mim e exclamou em tom de brincadeira: "Cara, você não desiste.". Pois é...
Neste início tivemos poucas resistências. Desenvolvedores, liderança, gerencia aprovaram a idéia de um mapeamento mais claro do nosso processo. Mas você perguntaria: e o cliente? É aí que reside uma das principais qualidades do Kanban: sua flexibilidade.
A liderança é nosso "upstream partner", sendo a responsável por alimentar nossa "input queue". É com ela que estamos discutindo o limite do WIP (Work In Progress). Logicamente, o cliente é o nosso "downstream partner" e vai receber o valor gerado pelo nosso fluxo. Como "downstream partner", a adoção do sistema Kanban é totalmente transparente para ele. Com entrada e saída definidas, foi possível mapear o nosso fluxo atual e trabalhar no limite dos WIPs.
Outro segredo para a pequena resistência inicial foi que deixei claro que adotaremos o Kanban apenas para mapear o fluxo de desenvolvimento para facilitar a auto-organização no microgerenciamento, analisar este fluxo e implantação da melhoria contínua gradual (kaizen). Não pedi para mudar uma virgula no macrogerenciamento. Vai continuar a usar o Project para gerenciar cronograma? Sem problemas. Vamos continuar com as fases do waterfall? Ok. O documento funcional será nosso fornecedor de requisitos. A diferença é que entrará no fluxo de desenvolvimento com a cadência que estamos determinando agora.
Outro ponto importante é dizer como estou pensando agilizar algo dentro do waterfall. Porque na prática, é isso que está acontecendo. Infelizmente, alguns valores do pensamento ágil estarão de lado neste primeiro momento. Na verdade quase todos. A intenção é flexibilizar e aplicar princípios mais fundamentais para tentar uma evolução de dentro para fora. O que está nos meus objetivos agora é: identificação clara do valor para o nosso cliente; mapeamento, visualização e análise do fluxo de atividades; eliminação/redução do desperdício; estabelecer um sistema puxado; buscar a perfeição. Estes são os valores do Pensamento Lean.
Pontos importantes desta implantação serão divulgados aqui, sempre com cuidado para não divulgar dados confidenciais segundo as políticas da empresa e do cliente.
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