quarta-feira, 5 de junho de 2013

Uma pequena história de transição

Eis que ontem, se aproxima de mim, com uma expressão de ótimas intenções, uma menina de QA que me diz:

- Celso, estamos com a intenção de implementar Lean Six-Sigma aqui e gostaria de verificar como deixar as métricas aderentes ao processo de desenvolvimento ágil que a empresa está implementando;

- Ok, eu disse desconfiado. Mas de quem partiu essa iniciativa?

- Do meu diretor.

- Ok, podemos falar amanhã de 9hs as 10hs?

- Marcado.

E hoje cheguei para a reunião, com todas as cicatrizes que outras transições me infligiram.

Ela começa a reunião e no primeiro slide começa a falar sobre as métricas e sobre como medir a performance individual, eficiência individual, etc.

Falou por 10 minutos e não saiu do primeiro slide.

Levantei pedindo a palavra para explicar os princípios e valores daquilo para onde estamos transicionando. Expliquei sobre lead time, throughput, pontos de bug por pontos de história (sim, Agile-MMA), sobre times de fato e sobre o quanto é nociva para a empresa a medição individual. Expliquei sobre times cross funcionais, sobre como poderíamos chegar até isso e que métricas individuais atrapalhariam e muito nesse objetivo.

Expliquei como a área de QA deveria atuar neste novo contexto, buscando oportunidades de melhoria no fluxo e não medindo e apontando dedo para desenvolvedores. Falei que em muito breve QA estaria definitivamente no contexto do time e como os testers agora abraçariam o desenvolvimento, iniciando o fluxo e terminando-o e, principalmente, colaborando para o resultado final e não fazendo uma caça as bruxas.

Expliquei um pouco sobre o Lean, sobre o que eu acho do Lean Six Sigma e que, apesar de não gostar muito, ele está aderente ao nosso discurso de transição.

Então ela me disse que estava adaptando o Lean Six-Sigma ao modelo atual de trabalho deles e que conversaria com blackbelts sobre isso. Tirem suas conclusões. Por questões éticas, não vou colocar aqui as minhas.

Enfim, ela saiu da reunião espantada e disse que nada do que estavam fazendo estava aderente às minhas explicações. Ela fechou o notebook e uma reunião entre diretores será marcada e os pontos ajustados.

De uma coisa eu tenho certeza: Essa menina nunca mais será a mesma.

2 comentários:

  1. Hahahahaha, nem preciso ser gênio para saber o que se passou na tua cabeça.

    Com certeza ela não será a mesma, agora estou ansioso para saber como vai terminar essa história.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade essa história deve demorar bastante para terminar. =)

    ResponderExcluir