quarta-feira, 21 de março de 2012

Por que aprender sobre pessoas?

Algumas pessoas essencialmente técnicas esbarram nesta questão. Outras perguntariam por que estudar sobre gerenciamento se eu não quero ser gerente?

As pessoas que me dão a honra de me acompanhar no twitter, sabem que estou lendo Management 3.0 do Appelo. Também sabem que prefiro a área técnica e que não tenho a pretensão de me tornar um gerente. Não um gerente tradicional. Então por que nos últimos meses tenho me dedicado a um estudo mais detalhado de Lean, Kanban e de pessoas?

Lidamos com pessoas em todos os momentos da nossa vida. Até os menos sociáveis precisam interagir em algum momento.

Na vida profissional, normalmente, trabalhamos em times, equipes. As empresas estão dando cada vez mais importância aos team players. Hoje prefiro trabalhar com pessoas que sabem resolver problemas e são team players que com herois técnicos difíceis de se relacionar. Sou da filosofia de que é mais fácil formar um bom técnico que fazer uma pessoa se relacionar bem. Na verdade, acredito que a segunda opção seja impossível.

E o que você está fazendo quando está desenvolvendo profissionalmente? Se relacionando.

Como Appelo foi feliz em afirmar:
  • The goal of a brain is not a result of the goals of its neurons but of the interaction between the neurons.
  • The goal of a city is not a result of the goals of its residents but of the interaction between the residents.
  • The goal of a team is not a result of the goals of its team members but of the interaction between the team members.
Então, a interação entre as partes define o objetivo do todo, não a soma das partes. Isto é relativamente simples de entender, na teoria. Se temos as partes A e B, e os objetivos de A é diferente de B, não podemos dizer que 
Objetivos A + Objetivos B == Objetivos AB
pois os objetivos de A não são os objetivos de B e vice versa. Mas se A interage com B e negociam um objetivo comum, o resultado desta interação é(são) o(s) Objetivo(s) AB.

Com isso, fica fácil perceber como as interações são importantes. Como fazer para gerenciar isso é outro ponto, que Appelo também aborda em seu livro.

Aprender sobre pessoas não significa apenas aprender sobre gerenciamento, mas aprender sobre interações. Em algum momento da sua carreira, você vai precisar gerenciar e ser gerenciado, falar com clientes, com a tia do café. E você precisa saber como fazer isso. Em sistemas complexos, as interações são complexas.

2 comentários:

  1. Olá Celso,

    Seu post me lembrou um artigo, indicado por um professor, que foi assunto de um bate-papo ontem à noite. Se ainda não leu, recomendo: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.134.952

    Parabéns!

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  2. Oi Luiz, obrigado!

    Adicionei o seu link no Read This Page Later porque tem muita coisa boa e quero ler com mais calma.

    Abs!

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