sexta-feira, 19 de março de 2010

Perseverança - A qualidade esquecida

No post anterior, falamos das qualidades necessárias a um bom solucionador de problemas. Faltou a perseverança. Você deve acreditar que será capaz de resolver, seja através de seus próprios conhecimentos ou através do conhecimento dos outros (perguntando). Em diversas ocasiões, problemas onde eu não tinha a menor idéia de como resolver, foram solucionados através de estudo e acionamentos a pessoas que estavam de posse dos conhecimentos necessários para chegarmos a solução. Não faltou vontade.



Essa afirmação resulta em mais uma qualidade necessária de um bom solucionador: o bom relacionamento inter-pessoal. Tenha sempre em mente que todos nós dependemos de outras pessoas, que devemos trabalhar em equipe. Nenhum profissional é auto-suficiente. Quando nos solicitam ajuda, devemos atender de bom grado pois, devemos estar cientes que, posteriormente, poderemos precisar também. Como diz o velho ditado: "Uma mão lava a outra".

Assim, acrescentamos dois principios aos já informados no post anterior: Perseverança e relacionamento inter-pessoal.

No post anterior, no comentário do Nety, percebi que as minhas intenções poderiam ter sido mal interpretadas. Meu objetivo não era passar uma "fórmula mágica" e sim as qualidades que uma pessoa deve ter para ser um bom solucionador de problemas.

Uma fórmula só seria possível se a natureza dos problemas fosse recorrente. E se existe algo que me desmotiva é a repetição de problemas. Vivo em um ambiente de problemas diversos, onde não se aplica uma fórmula.

Tenho percebido no meu dia-a-dia que, se faltar apenas uma destas qualidades, a pessoa deixa de ser uma boa solucionadora e não consegue sair da inércia.

Antes de escrever os posts sobre motivação e como tenho notado a resistência das empresas à mudanças, vou escrever um exemplo sobre como tenho adotado o TDD, com o JUnit, na reconstrução em que estou atuando. Será, também, um exemplo de como utilizar o JUnit 4.8.1.

Acredito que será um alento técnico para os leitores deste espaço, que há muito só estão vendo teorias e aspectos gerenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário