terça-feira, 26 de maio de 2009

Falando em Java 2009 - Minhas impressões



A organização está de parabéns. O único problema que notei foi a dificuldade para acessar as mesas durante o coffee break. Acho que mais mesas resolveriam este problema. Como meu coffee break normalmente se resume a apenas coffee, não tive muito do que reclamar. O coquetel de encerramento foi ótimo, pois a cerveja não estava difícil de acessar.

De resto, espaço, iluminação, som, conforto, atendimento, limpeza, acesso ao local, nota 10.

Agora vamos ver o que achei das palestras. Passarei apenas as minhas impressões, sem entrar muito nos detalhes técnicos, já que o André Pantalião e o Rodrigo Ribeiro já fizeram isso de forma magistral.

Acesse, também, as fotos do evento.


Keynote: Guerrilha SOA
Jim Webber

O Jim cumpriu muito bem o seu papel de estrela do espetáculo e sua palestra foi impecável. Para mim, os pontos altos do dia foram as suas palestras de abertura e de encerramento.

Webber falou de assuntos sobre os quais eu havia visto muito pouco. Mesmo assim, não deixou de me surpreender. Jim se mostrou contra o ESB mostrando que a WEB é um grande middleware. É a "ponte de ligação entre os silos". Uma das motivações para essa abordagem, segundo Webber, é a escalabilidade. Uma grande preocupação que me ocorreu, foi a questão da segurança.

Sites relacionados:
http://jim.webber.name/downloads/presentations/2009-05-Falando-em-Java-Keynote.pdf


O Profissional Java Efetivo
Paulo Silveira e Rafael Consentino

Não achei que o título representou o conteúdo da palestra, o que não diminui a qualidade do conteúdo. Na minha opinião, um título mais adequado seria: O Profissional de Integração Efetivo, já que algumas técnicas de integração foram apresentadas e, com uma simulação do mundo real, mostraram as decisões mais acertadas, pontos fortes e pontos fracos de cada decisão e, finalmente, onde foram buscar embasamento para cada tomada de decisão.

Os palestrantes demonstraram muita sincronia e tranquilidade quanto ao assunto abordado.


JBoss Sean e WebBeans

Alessandro Lazarotti e Ricardo Nakamura

Os palestrantes, também muito fluentes no assunto, usaram um processo bem simples e palpável, pois dizia respeito a um processo do mundo real (a rotina do Nakamura para ir trabalhar) para explicar um assunto não tão simples: A Injeção de Dependência.

Demonstraram bem como o WebBeans é a implementação da JSR 299, deixando claro a diferença entre especificação e implementação. Mostraram que o Sean é um "superset" dos WebBeans, sendo o segundo um "core programming model" do primeiro.

Sites relacionados:
http://jcp.org/en/jsr/detail?id=299
http://seamframework.org/
http://seamframework.org/WebBeans


VRaptor 3: Gurrilha WEB
Felipe Sabella e Guilherme Silveira

Foi uma palestra bastante prática, demonstrando como o VRaptor pode facilitar a vida do desenvolvedor WEB. Explicaram que esse framework nasceu de algumas necessidades não cobertas pelo WebWork 2.0, que na época do surgimento do VRaptor, ainda se encontrava na versão beta. Ficou claro como o framework contém o que eles consideram de melhor nos frameworks já existentes no mercado.

Também gostei muito da fluência dos palestrantes e dou um destaque para a didática do Guilherme.

Até então, só tinha ouvido falar do VRaptor. A palestra me convenceu que ele pode ser útil para o meu dia a dia.

Sites Relacionados:
http://www.vraptor.com.br/
http://github.com/caelum/vraptor/tree/master


Arquitetura para aplicações Java de médio porte

Guilerme Moreira e Sérgio Lopes

Também foi uma palestra bem prática. Demonstraram algumas técnicas para tornar o Hibernate mais eficiente, como por exemplo o uso de StatelessSession.

Houve um problema durante a demonstração da
clusterização, pois a queda de uma máquina não estava sendo detectada. Os palestrantes mostraram habilidade para lidar com situações adversas. Ainda acredito que a não detecção da queda da máquina foi culpa da rede wireless. O Sérgio Lopes, já sabendo que algo ruim poderia acontecer, devido a complexidade do que eles pretendiam fazer, no início da demonstração sentenciou: "Macho que é macho demonstra Load Balacing ao vivo."

A fluência dos palestrantes também me agradou bastante.


Para onde vai a Plataforma Java? Linguagens dinâmicas, JavaTV, JavaFX e além.
Anderson Leite e Fábio Kung

Foi a que mais decepcionou. Não me agradaram algumas novidades, como a proposta de uso de propriedades. Também achei os blocos de código algo confuso. Essa última questão, como o Fábio mencionou durante a apresentação, pode ser uma questão de costume. A novidade positiva, sob meu ponto de vista, é o Da Vinci Machine Project.

O Anderson Leite me pareceu nervoso. Seu timing não estava bom, na minha opinião. Entretanto, ele demonstrou conhecimento sobre o que falava e, falta de timing, é algo que pode ser melhorado com a prática. No GUJ ele informou que estava tentando um novo estilo de palestrar, o que também é louvável, pois mostra uma preocupação com a excelência.


Web Services Restful: Putting Java to REST
Jim Webber

Mais uma vez Jim nos brindou com sua fluência. Falou de RESTFul Web Services, assunto que estava destinado a Bill Burke, que teve problemas com seu visto para o Brasil. Mostrou um estudo de caso, um Coffee Shop. Este artigo na InfoQ, possui 90% da palestra de encerramento do Jim.

Encerrou, com seu bom humor, dizendo que se tivéssemos gostado da palestra ele era Jim Webber, caso contrário era Bill Burke.

Foi sempre atencioso nos corredores, conversando com as pessoas que se aproximavam. Palestrou como legítimo Rock Star Programmer, e se portou como simples mortal. Agiu de forma impecável.

Sites relacionados:
http://jim.webber.name/presentations.html

6 comentários:

  1. Fala Celso, parabéns pelo post-comentário sobre o evento.

    Foi um prazer conhecê-lo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Celso!

    Fico muito agradecido pelo review do evento, e contente que tenha gostado. Realmente tivemos o problema da logistica do coffee, e tambem temos algumas melhorias para fazer nas palestras!

    Paulo Silveira

    ResponderExcluir
  3. @Paulo Silveira
    Quem agradece sou eu. Foi um evento de ótima qualidade praticamente de graça.

    @Rafael Carneiro
    Muito obrigado.
    O prazer foi meu. Como eu disse anteriormente, fiquei satisfeito por poder te agradecer pessoalmente as ajudas recebidas.

    ResponderExcluir
  4. @Marcio Duran
    Gostei da forma que descreveu o evento, apesar de não ter ido ao mesmo, a sua visão projetou pontos interessantes.

    Parabens !!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Márcio.

    Também agradeço a atenção.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Celso,

    Obrigado pelo adjetivo magistral que você deu a nosso relato.

    Obrigado !!!

    ResponderExcluir