quarta-feira, 28 de março de 2012

Do que chamar o Scrum?

Hoje lendo o scrum-brasil fórum da scrum-brasil hoje, me deparei com uma mensagem que me chamou a atenção.

O assunto principal, é como chamar o Scrum. Eu respondi por lá, mas parece que moderaram a minha resposta. Fica difícil saber a verdade, mas como eu tenho meu espaço, vou colocar aqui a minha resposta, e quem quiser discutir de forma sadia, fique a vontade. Uma rapidinha sobre como chamar o Scrum.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Como ser ágil em um ambiente cascata?

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas aos meus leitores, pois há muito não coloco um conteúdo mais técnico e tenho falado muito em processos, sistemas, gerenciamento e assuntos nessa linha.Vou me redimir, uma dia.

Neste post, vou informar como estamos transformando uma equipe para observar os valores da agilidade, dentro de um ambiente, até certa forma, hostil ao movimento ágil. Como os leitores mais antigos já devem desconfiar, o sistema principal escolhido foi o Kanban. Entretanto, neste contexto complexo, decidimos aplicar um conceito mais amplo, o AgileMMA, termo cunhado pelo grande pensador Manoel Pimentel.

Por que aprender sobre pessoas?

Algumas pessoas essencialmente técnicas esbarram nesta questão. Outras perguntariam por que estudar sobre gerenciamento se eu não quero ser gerente?

As pessoas que me dão a honra de me acompanhar no twitter, sabem que estou lendo Management 3.0 do Appelo. Também sabem que prefiro a área técnica e que não tenho a pretensão de me tornar um gerente. Não um gerente tradicional. Então por que nos últimos meses tenho me dedicado a um estudo mais detalhado de Lean, Kanban e de pessoas?

quinta-feira, 1 de março de 2012

Fevereiro de 2012 - Um marco na historia do Kanban

De fato, na minha visão, o mês de fevereiro transformou-se em um marco na vida do sistema Kanban. Infelizmente, também na minha visão, este é um marco negativo e vou contar aqui porque.