terça-feira, 23 de março de 2010

Como testar com JUnit

Neste post, vou mostrar como é fácil usar a versão 4.8.1 do JUnit, que pode ser encontrada no site oficial. Além disso, pretendo mostrar como não ferir a Lei de Demeter em uma situação corriqueira, objetos com listas.

Quando estão trabalhando com listas, algumas pessoas tendem em apenas expor o atributo através de um getter. É mais simples.


sexta-feira, 19 de março de 2010

Perseverança - A qualidade esquecida

No post anterior, falamos das qualidades necessárias a um bom solucionador de problemas. Faltou a perseverança. Você deve acreditar que será capaz de resolver, seja através de seus próprios conhecimentos ou através do conhecimento dos outros (perguntando). Em diversas ocasiões, problemas onde eu não tinha a menor idéia de como resolver, foram solucionados através de estudo e acionamentos a pessoas que estavam de posse dos conhecimentos necessários para chegarmos a solução. Não faltou vontade.

terça-feira, 16 de março de 2010

Pequeno ensaio sobre solução de problemas

O que pretendo com este artigo é passar um pouco da minha experiência como "resolvedor" de problemas. Essa experiência não está limitada a minha atuação como desenvolvedor, estendendo-se até o início da minha carreira, quando eu atuava no suporte técnico a hardware, software e rede. Na verdade, foi exatamente nessa época que comecei a desenvolver os gérmens destas habilidades.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Design Patterns For Navigating Complex Taxonomies

Acabei de subir para o SlideShare esta apresentação de Loren Baxter para a ESDC. Baxter demonstra como seguir a citação de Tamara Adlin:

"Most companies are so confused, the last thing they need is
more data."

terça-feira, 2 de março de 2010

Groovy Power Features

Viaje através do Groovy.

Paul King, na ESDC, apresentou desde o overview até tópicos mais complexos, como a integração com o Spring. Foram demonstradas algumas diferenças com o Java, e como o Groovy pode se apresentar de uma forma mais clara. Muito interessante, também, é a demonstração da extensibilidade da linguagem, quando o apresentador demonstrou um Switch - com isCase() customizado.